Como driblar a procrastinação nas vendas

A neurocientista e palestrante Carla Tieppo tem um pensamento muito interessante quando o assunto é PROCRASTINAÇÃO (no bom português, ato de empurrar com a “barriga” as coisas, deixar para depois o que você precisa fazer agora!):

“O desafio não está no futuro, em planejar aquilo que você vai fazer, o desafio está no presente, em menos de um segundo, no momento em que você provoca em si mesmo um momento eruptivo, abrupto, de realizar aquela tarefa que planejou”.

 Isso levanta muitas questões no pensamento do planejamento de vendas e da execução do planejamento de vendas. Ou seja, planejar será sempre muito interessante, mas a mobilização no presente é que realmente fará a diferença.

Timothy Pychyl, pesquisador do departamento de psicologia da Carleton University, no Canadá, dá algumas dicas muito úteis para driblar a procrastinação:

1. Quebre as metas em metas menores. Coisas grandes pertencem ao futuro, assustam e são difíceis de ser concretizadas.

2. Pense no próximo passo executável. A ideia é pensar: “se eu fosse fazer isso, qual seria o primeiro passo que eu posso fazer agora?”

3. Tente controlar as interferências do ambiente. O ambiente interfere na procrastinação, então afaste os distratores. Não ligar a televisão, deixar o celular em modo avião, procurar um local em que outras pessoas não o interrompam.

4. Construa um planejamento do dia. Crie a rotina matinal de fazer o planejamento do dia e siga-o à risca.

5. Recompense-se! Crie pequenas recompensas para as suas pequenas vitórias. “Se eu conseguir escrever 10 páginas, vou tomar um sorvete ou gastar 10 minutos vendo vídeos na internet“.

6. Comece! Quando você faz algum progresso, isso fará a diferença na sua motivação, mudando a percepção sobre a sua tarefa e sobre si mesmo.

Mão na massa, pois temos metas a bater!

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